Vale a pena contratar Freelancers para minha empresa?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os empreendedores: contratar funcionários ou profissionais freelancers?

A verdade é que não existe resposta correta para esta pergunta, pois depende da sua necessidade e das condições atuais da sua empresa. Mas, neste texto, abordaremos o prós e contras da contratação de freelas. No final desta leitura, você poderá decidir se acredita que vale a pena!

 

PRÓS

  • Tenha especialistas trabalhando para você do dia para a noite

Às vezes leva-se muito tempo para encontrar o profissional ideal, que tenha o mix de competências que você precisa. Enquanto isso, como ficam as demandas? Uma grande vantagem de contratar um freela é que, do dia para a noite, é possível ter um especialista trabalhando para sua organização.

 

  • Custo fixo reduzido

Por ser um prestador de serviços e não ter vínculos empregatícios com a empresa, os freelas acabam custando menos, uma vez que não é preciso arcar com encargos como INSS, FGTS, seguro de vida, férias, etc.

 

  • Aumento rápido da capacidade produtiva da sua empresa

Surgiu um novo projeto? Houve aumento repentino de uma demanda interna? Processos de recrutamento e seleção levam tempo e, muitas vezes, a demora para encontrar um novo profissional para a sua equipe pode prejudicar muito o desempenho das atividades. Ao contratar um freelancer, você pode resolver esse problema em poucas horas, pois existem profissionais de diversas áreas disponíveis para início imediato, sem a necessidade de contratação formal.

 

  • Disponibilidade

Por não ser um funcionário, o profissional freelancer pode ter mais disponibilidade do que os efetivos. Mas como assim? Por exemplo, se você precisar de um trabalho para ontem, o freela trabalhará em horários alternativos para que possa entregá-lo no prazo (desde que previamente acordado).

 

CONTRAS

  • Pouco controle sobre as atividades exercidas

Como ele não é um profissional contratado formalmente, o freela tem total autonomia para trabalhar. Isso significa que não é possível ter controle sobre o desempenho das atividades, apenas sobre os resultados. É claro que ele deve entregar o projeto de acordo com as especificações fornecidas por você, mas é preciso estar ciente de que nem sempre sairá exatamente como você imaginou. Mas, é claro, a qualidade do trabalho e a aderência ao briefing dependerão de cada profissional.

 

  • Contato remoto

Você até pode marcar reuniões ou pedir que o freelancer fiquei alocado em sua empresa em algumas ocasiões, mas, normalmente, o contato acontece de forma remota. Apesar de hoje em dia a tecnologia ter facilitado muito a interação – email, WhatsApp, Skype, Hangouts, etc – ainda existem pessoas que preferem o contato pessoal, in loco.

Mas,o final das contas, contratar freelas para algumas atividade costuma ser bastante vantajoso, uma vez que sua empresa poderá contar com uma equipe de especialistas, de alta qualidade, sempre disponível e sem aumentar os custos fixos.

Confira também o post em nosso blog relacionado a este tema, sobre a Nova Lei da Terceirização (http://gmf-ltda.com.br/blog/nova-lei-terceirizacao-impacto-no-seu-negocio/).